O bel canto de Bellini: guia para cantores e correpetidores

O bel canto de Bellini:  guia para cantores e correpetidores

https://go.hotmart.com/L61787106R?dp=1

SUMÁRIO

1. A ÓPERA ANTES DE BELLINI

2. O CONCEITO DE BEL CANTO

3. VIDA E OBRA DE BELLINI

4. ESTILO MUSICAL DE BELLINI

5. INTÉRPRETES DE BELLINI

6. ÓPERAS DE BELLINI 01

6. 1. “Adelson e Salvini”

6. 2. “Bianca e Fernando”

6. 3. “Il Pirata”

6. 4. “La Straniera”

6. 5. “Zaira”

6. 6. “I Capuleti e i Montecchi”

7. ÓPERAS DE BELLINI 02: de “La Sonnambula” até “I Puritani”

7. 1. “La Sonnambula”

7. 2. “Norma”

7. 3. “Beatrice di Tenda”

7. 4. “I Puritani”

8. PRÁTICA DO REPERTÓRIO

8.1. Roteiro de estudo

8.2. Fonética do Italiano

8.3. Árias de Bellini

8.4. Canções de Bellini

REFERÊNCIAS


Com sua proposta de difusão da cultura musical ocidental e de valorização da beleza artística, o Instituto de Música CLARITASPULCHRI apresenta o volume didático O bel canto de Bellini: guia para cantores e correpetidores. Temos, assim, a intenção de favorecer o contato do público em geral com um dos capítulos importantes da História de nossa Música: o bel canto italiano.

Ao menos desde o século XVI começa a se desenvolver na Itália uma sistematização da técnica do canto intimamente relacionada com uma produção musical (música sacra, cantatas, oratórios e óperas) centrada fundamentalmente sobre a beleza do canto, ou seja, sobre a expressividade e elegância da linha melódica cantada. Essa tradição italiana do canto lírico atingirá seu apogeu no final do século XVIII e no início do século XIX. Neste período, a Europa veria a sua maior geração de cantores virtuoses e contemplaria também uma intensa produção operística, com compositores como Gioachino Rossini (1792-1868), Vincenzo Bellini (1801-1835) e Gaetano Donizetti (1797-1848).

O presente trabalho dedica-se em primeiro lugar aos estudantes e aos profissionais da área do canto lírico e da correpetição. Em segundo lugar, também ao público em geral, especialmente os já mais familiarizados com a linguagem musical. Indicamos este volume como um guia, servindo ele justamente como um pequeno manual para que melhor se conheça e se aprecie esteticamente um dos grandes mestres do bel canto italiano, Vincenzo Bellini.

 Na Introdução há uma sucinta contextualização histórica, inserindo Bellini dentro do contexto da ópera em geral. Nos capítulos 2 a 5 tratamos do conceito de bel canto, da vida/obra do compositor, de alguns aspectos técnicos importantes de seu estilo musical e, enfim, de alguns importantes intérpretes de suas obras. No capítulos 6 e 7 apresentamos uma ficha informativa para cada uma das dez óperas de Bellini, contendo dados como: contextualização da composição musical, personagens da ópera, classificação vocal do elenco, sinopse e também alguns trechos mais importantes de cada obra. O capítulo 8 é mais dirigido à prática musical propriamente dita do repertório de Bellini, apresentando tradução, transcrição fonética e breves informações sobre suas quinze canções de câmara e dezoito de suas árias de óperas, algumas das que são mais comumente estudadas e executadas.


Prof. Thiago Plaça Teixeira

O Professor Thiago Plaça Teixeira é Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná, Bacharel em Piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Mestre e Doutor em Música pela Universidade Federal do Paraná. Foi premiado em concursos de piano e atuou com diversos instrumentistas, cantores e grupos corais em concertos, óperas, festivais e séries de música de câmara. Trabalhou em instituições de ensino superior no Paraná ministrando disciplinas teóricas e práticas. Como pesquisador, direciona seus estudos à música sacra católica, área em que também tem experiência prática atuando como organista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *