RESENHA: Inteligência Musical – Íñigo Pirfano

RESENHA: Inteligência Musical – Íñigo Pirfano

RESENHA: PIRFANO, Íñigo. Inteligência Musical. São Paulo: Cultor de Livros, 2018. 154 páginas.

Nem sempre um livro nos surpreende, mas este me surpreendeu e prendeu minha atenção do início ao fim. Inteligência Musical entrega mais do que o esperado: é um livro que fala sobre música para outras áreas da vida. A partir da música, o maestro Íñigo Pirfano traça paralelos com a vida afetiva, relações interpessoais, trabalho em equipe, liderança, entre outros; e dando ênfase à própria música, o autor fala sobre a os benefícios da formação musical para a inteligência.

O livro não para por aí. Para fornecer uma experiência de escuta musical ao leitor, ao final de cada capítulo, Pirfano traz uma peça para apreciação (o livro disponibiliza um QR Code para você acessar a gravação), com uma breve explicação e contextualização da obra e do compositor. Tanto para quem gosta quanto para quem ainda não teve a oportunidade de escutar boas obras, essas peças para apreciação são a cereja do bolo do livro.

Inteligência Musical pode e deve ser saboreado por pessoas leigas no assunto. Eu, como musicista, achei o livro bastante didático, de linguagem simples e leitura agradável, acessível a qualquer pessoa. Algumas partes do texto também me emocionaram, pois tocam em pontos importantes da vida, tais como: família, sonhos, trabalho, força de vontade, desafios, entre outros.

Deixo a seguir o sumário:

1) A música nos torna melhores

2) O cérebro é uma orquestra

3) Liderança inspiradora

4) Mão esquerda

5) O talento e o ego

6) Supertramp tinha razão

7) Quando a meta está no início

8) Empatia ou simpatia?

9) Play it again, Sam!

10) Réquiem

11) A música não significa nada

12) Mahler em Wall Street

13) O mundo é uma festa

14) Silêncio, por favor!

“Ganhar familiaridade com a música, entender como ela funciona, como se estrutura, etc., ajuda a desenvolver as próprias capacidades criativas e beneficia todas as outras facetas da inteligência.”[1]

“Deixando de lado o caso dos prodígios da música, quase todo mundo possui aptidões para ela, seja para a interpretação, ou, ao menos, para a compreensão e para apreciar os tesouros que a literatura musical encerra.”[2]

Você se interessou pelo livro? Ele pode ser adquirido através deste link (*).

Se você já leu este livro, deixe nos comentários suas impressões!


(*) Este é meu link afiliado da Amazon.com.br. Se você comprar através deste link eu recebo uma pequena comissão por produto, e desta forma você ajuda o meu trabalho! Obrigada!


[1] PIRFANO, Íñigo. Inteligência Musical. São Paulo: Cultor de Livros, 2018, p.32

[2] Ibidem, p.33.

Profa. Melissa Bergonso

A Professora Melissa Bergonso é Bacharel em Canto lírico pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, e Mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná. Tem grande experiência na área da música sacra católica, possui em seu repertório de soprano várias árias de Oratórios, Missas, Óperas e Canções de Câmara e participou também de produções locais de óperas. Dedica-se ao ensino do canto para vozes femininas e, como pesquisadora, à área de estética da música, psicologia e cognição musical, pedagogia e técnica vocal. Co-fundadora do Instituto de Música CLARITASPULCHRI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *