Oratório “Il ritorno di Tobia” de Haydn: libreto e tradução

Oratório “Il ritorno di Tobia” de Haydn: libreto e tradução

Com sua proposta de difusão da cultura musical ocidental e de valorização da beleza artística, o Instituto de Música CLARITAS PULCHRI apresenta o presente volume: Oratório Il ritorno di Tobia de Joseph Haydn: libreto e tradução. Trata-se do libreto completo do único oratório italiano composto por Haydn.

O gênero musical do Oratório tem suas raízes nas práticas musicais que S. Filipe Néri (1515-1595) e seus discípulos instituíram nos exercícios espirituais promovidos pela então nascente Congregação do Oratório em Roma.

Composto em 1775 e estreado em Viena, Il ritorno di Tobia é uma das obras-primas do oratório italiano no Barroco tardio. Seu libreto segue o esquema metastasiano, com a clássica sucessão de recitativos e árias, a unidade de lugar/tempo/ação e a costumeira divisão em duas partes. Encontra-se também o tradicional virtuosismo vocal italiano em várias árias, mas unido a uma instrumentação mais rica que o comum da época e a uma mestria nas técnicas de contraponto coral.

Trata-se de uma obra que o próprio Haydn considerava como uma de suas principais e que, no entanto, mesmo em nosso meio musical é pouco conhecida. Aos cantores líricos apresenta a oportunidade de executarem muitas belas árias. Ao público em geral une a beleza musical com um tema edificante e extremamente atual em nossos conturbados dias: a piedade familiar.

A presente publicação do libreto em Italiano-Português, acompanhado por uma série de informações sobre a obra,  visa favorecer uma mais efetiva apreciação musical aos ouvintes e também auxiliar o estudo e o trabalho de cantores e pianistas correpetidores.


Prof. Thiago Plaça Teixeira

O Professor Thiago Plaça Teixeira é Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná, Bacharel em Piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Mestre e Doutor em Música pela Universidade Federal do Paraná. Foi premiado em concursos de piano e atuou com diversos instrumentistas, cantores e grupos corais em concertos, óperas, festivais e séries de música de câmara. Trabalhou em instituições de ensino superior no Paraná ministrando disciplinas teóricas e práticas. Como pesquisador, direciona seus estudos à música sacra católica, área em que também tem experiência prática atuando como organista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *